Tratamento de Canal

O tratamento endodôntico, frequentemente chamado de tratamento de canal, aborda complicações relacionadas à polpa dental, a parte interna do dente. A intervenção no canal se faz necessária quando existe uma infecção bacteriana na polpa do dente que o corpo não consegue eliminar. As razões para a necessidade de um tratamento endodôntico podem incluir cáries profundas que penetram além do esmalte e da dentina, fraturas, condições endoperio, restaurações grandes e pulpite, entre outras situações.

Benefícios do Tratamento de Canal

Alívio Imediato da Dor

Evita a Extração do Dente

Previne Infecções

Segurança ao ComerMais Qualidade de Vida

Saúde, Estética e Muito Bem Estar

A hora certa para cuidar da sua saúde bucal é agora

Dúvidas dos pacientes

Dor espontânea, dor intensa durante a mastigação, dor ao ingerir bebidas fria ou quente, dor na hora de dormir, fistulas, abscessos (aumento de volume na região de tecido mole). No entanto, pode não haver dor e mesmo assim já ter instalado uma processo de necrose pulpar. Por isso, é importante sempre procurar um cirurgião dentista para avaliação.

 

O tratamento é feito em algumas etapas em poucas visitas ao consultório. Em determinados casos, é necessário apenas uma única consulta.

 

 

  1. Realiza uma radiografia periapical, para verificação onde a cárie está localizada, além de observar a anatomia dental;
  2. Anestesia local;
  3. Isolamento absoluto para proteger de contaminação por saliva e de acidentes, como deglutição de substância irrigadora e limas utilizados no procedimento;
  4.  É feito um acesso para remover a cárie e chegar até a câmara pulpar;     
  5.  Realiza a desinfecção e remoção da polpa;
  6.  Odontometria (instrumentação dos canais, realizando assim um pré alargamento);
  7. Por último, faz a obturação.

É muito importante tratar o canal afetado, pois, além de manter o dente em boca, mantendo sua função e a mastigação, o tratamento elimina as sintomatologias citadas à cima e proporciona alívio imediato ao paciente.

Manter a higiene bucal, usar sempre o fio dental, evitar mastigar alimento muito duro no lado do dente tratado canal e realizar avaliação periódica com seu dentista.

Ainda com dúvidas sobre como fazer um tratamento de canal? Quer saber se tem a necessidade de realizar o procedimento e quais os custos?

Agende sua avaliação com nossa especialista e tire todas as suas dúvidas. Aproveite os inúmeros benefícios e o alivio da dor que o tratamento pode lhe proporcionar.

Agende sua consulta!