Implantes dentários totais: como funcionam?

Quem perdeu todos os dentes sabe como essa situação pode ser dolorosa e causar prejuízos em todas as áreas da vida. O paciente com esse quadro deixa de se alimentar corretamente ou de comer o que gosta — principalmente os ingredientes rígidos. Também sofre com baixa autoestima, sente vergonha e até se afasta do convívio social. Consegue se identificar? Então, é hora de conhecer os implantes dentários totais.
Essas são soluções definitivas e muito naturais para o problema. Com esse tratamento, dá para voltar a comer de tudo, sorrir e falar sem medo. Ao se olhar no espelho, você terá o seu sorriso novamente.
Quer entender como isso é possível? Venha saber mais sobre os implantes dentários totais e suas características!

Quantos implantes são necessários para repor os dentes?

No caso de alguém que perdeu todos os dentes da parte de baixo (arcada inferior), não é preciso realizar um implante para cada dente. Hoje, temos uma técnica conhecida como All-on-four e que permite fazer implantes dentários totais com facilidade.
Com essa alternativa, apenas 4 implantes substituem todos os 12 dentes da arcada inferior. Então, é necessário criar somente 4 pontos de fixação, sobre os quais a prótese estará apoiada.
Essa é uma forma de diminuir a exigência de procedimentos e de tornar tudo mais rápido. Então, você tem seu sorriso de volta em menos tempo.

Os implantes dentários totais podem ser feitos sem cortes?

A odontologia mudou bastante nos últimos anos, especialmente graças à chegada da tecnologia. Atualmente, há a chance de realizar implantes com prótese fixa total de maneira praticamente indolor e com rápida recuperação. Como isso é possível? Por meio da cirurgia guiada sem cortes.
Esse procedimento começa com um escaneamento intra-oral para que o dentista possa avaliar a saúde da sua boca. Com as imagens digitais, o especialista identifica as características do osso da mandíbula e as estruturas que exigem cuidado, como os nervos. A partir desse ponto, planeja o melhor local para realizar cada implante.
Com a ajuda de uma guia cirúrgica, são feitas perfurações milimétricas na gengiva. Isso elimina a necessidade de dar pontos depois e ainda evita o sangramento. Os parafusos são fixados corretamente e, no pós-operatório, você terá muito mais tranquilidade. Os riscos de infecções, inchaços e dores são menores e é possível retomar à sua rotina em menos tempo.
Após a osseointegração, a prótese fixa é posicionada e o sorriso retorna completamente. Todo o procedimento é feito sem dores e sem sofrimento e você pode aposentar de vez a dentadura. Com isso, dá para voltar a comer o que gosta, sentir o sabor dos alimentos e até soprar aquela vela de aniversário.

Como ter todos os benefícios desses implantes?

Para aproveitar tudo o que os implantes dentários podem oferecer para a sua vida e para o seu bem-estar, é essencial ter o apoio do especialista certo. Você vai precisar de um profissional que seja experiente, qualificado e que tenha a estrutura adequada para usar a tecnologia.

Dr Álvaro Melo

Cirurgião-Dentista CRO BA 16853
Especialista em Prótese Dentária
Especialista em Implantes Dentários
Especialista em Radiologia Oral
Credenciamento em Cirurgia de Implantes Guiados

Agende sua consulta!