Muitas pessoas têm vergonha de sorrir no dia a dia, porque acreditam não ter um sorriso bonito ou, então, que possuem dentes com imperfeições. Por isso, evitam expressar seus momentos de felicidade de forma espontânea e passam boa parte do tempo retraindo suas emoções e sentindo-se mal.
Contudo, novas técnicas permitem melhorar essas questões e, também, trazer uma melhor qualidade de vida. Uma delas é o uso das lentes de contato dental. Cada vez mais usadas, as lentes constituem uma técnica mais moderna, gerando menos desgaste para seus dentes e resultados incríveis. Já ouviu falar nessa técnica? Se ainda não, continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema!
O que são as lentes de contato dental?
No procedimento de aplicação de lente de contato dental, é inserida uma prótese, feita de materiais específicos para trazer bem-estar e um sorriso mais bonito para o paciente. É feita uma estrutura bem fina, translúcida e com uma boa resistência para aguentar as atividades normais do dia a dia, que os dentes realizam naturalmente.
O objetivo é trazer uma melhor estética, permitindo uma maior simetria para quem possui dentes com algumas imperfeições, como manchas, fraturas, espaço entre eles, ou, então, sente incômodo com o tamanho dos dentes, gerando maior alinhamento e um sorriso mais confiante.
Quais são as vantagens da lente de contato dental?
Cada vez mais, os pacientes têm buscado as lentes de contato dental no dia a dia. Isso acontece porque elas trazem uma série de benefícios para a sua vida. Uma das mais importantes é deixar o seu sorriso mais bonito, trazendo maior confiança. Afinal, como sabemos, o sorriso é a porta de entrada para as pessoas que o conhecem.
E muitos têm vergonha de se expressar assim, justamente porque acreditam ter imperfeições que incomodam esteticamente. Assim, você poderá ter um sorriso mais bonito, harmonioso e atrativo. Outro motivo para adotar as lentes de contato dental é o fato de ser um procedimento que preserva bastante a estrutura do dente em comparação a outros tipos (como as facetas). Por serem mais finas, é preciso intervir muito pouco para sua implementação.
Quais são os tipos de lentes de contato dental?
Você sabia que há mais de um tipo de lente de contato dental? É importante conhecer cada uma delas, para que possa escolher a opção mais interessante para seu quadro. Vejamos as principais, a seguir:
porcelana (também conhecida como cerâmica feldspática);
vidro-cerâmico;
zircônia;
silicato de lítio reforçado com zircônia.
Como é realizada a aplicação das lentes de contato?
Para realizar a aplicação das lentes de contato, é preciso passar por algumas etapas importantes, a fim de tornar o processo seguro para o paciente e trazer o resultado esperado, esteticamente falando. Vamos mostrar, a seguir, os principais pontos.
Avaliação
O profissional de saúde faz uma avaliação da saúde oral do paciente, além de verificar a mordida e a relação dos dentes na arcada superior e inferior. Isso é importante porque não são todos os casos elegíveis para a colocação das lentes de contato dental. Nesse momento, também, avalia-se a presença de cáries e gengivite.
Caso positivo, esses problemas são tratados e, aí sim, pode-se seguir com o procedimento. Também são realizadas fotografias para avaliar a cor dos dentes, o comprimento, a altura, a largura e a angulação, bem como verificar o formato da gengiva. Todos esses processos são fundamentais para garantir que as lentes de contato fiquem bem naturais e gerem o resultado esperado.
Realização dos moldes
Após a etapa anterior, é realizado o processo de retirada do molde dos dentes. A partir disso, é estabelecido o formato das lentes de contato. Nesta etapa, é possível que você visualize o molde, se, realmente, as mudanças pretendidas serão do seu agrado e se a cor está, de fato, natural para o seu sorriso.
Implementação e adaptação
A partir disso, com a sua aprovação, é realizado o procedimento de implementação das lentes. Em alguns casos, devido às características dos dentes, é preciso gerar um pequeno desgaste (que não compromete a saúde deles), para conseguir realizar a adaptação e o nivelamento das facetas de forma adequada.
Para fixar as lentes de contato no dente, é utilizado um ácido, que deixa o esmalte mais poroso e suscetível para aplicar o cimento adesivo e silano (um produto da área de odontologia, que permite unir o cimento à prótese de porcelana com maior resistência e durabilidade). O processo todo dura, em média, entre 1 e 3 semanas.
Quanto tempo as lentes de contato duram?
Uma dúvida comum dos pacientes é quanto tempo duram as lentes de contato. Segundo pesquisas, quando realizadas as manutenções de forma adequada, elas podem durar até 20 anos. Contudo, o processo muda de acordo com o paciente, seus padrões de vida, os cuidados realizados, entre uma série de outras medidas.
A higienização, por exemplo, é parte fundamental do processo de proteção das facetas. Com isso, pode-se reduzir a vida útil, além de ocasionar problemas que dificultam a permanência das lentes, como gengivite e ocorrência de cáries. Assim, boas medidas de proteção são:
higienização oral adequada;
visitas periódicas de manutenção com seu dentista;
não roer unhas;não morder objetos e utilizar os dentes para abrir itens;
pacientes que tenham bruxismo e apertamento — pode ser preciso utilizar as placas de relaxamento ou outros tratamentos necessários para essa questão.
Caso ocorra algum tipo de dano à lente de contato (quebrar, lascar, entre outros), será preciso refazer o processo. Vá ao profissional que realizou o procedimento, que fará o molde e a solicitação para o protético, a fim de consertar o problema. É importante lembrar-se de que é um procedimento simples e indolor, prático e que não demanda um preparo prévio para sua realização (além da avaliação que falamos anteriormente).
As lentes de contato dental são uma ótima oportunidade para ter sua autoestima de volta, melhorar sua confiança e qualidade de vida, já que os aspectos emocionais e psicológicos influenciam nisso.